quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dez

Bom, esse vai ser o primeiro post sobre um filme que eu não gostei. Dificil isso, pois vou ter que explicar os motivos negativos, bem mais complicado do que elogiar as coisas que eu já gosto.
Não sei muita coisa sobre a carreira, as idéias e as referências de Abbas Kiarostami, por isso vou me focar exclusivamente no filme, sem ter informações que possam conduzir uma interpretação mais parcial.
Quando vemos o primeiro plano, o pensamento que me vem a cabeça é: "Droga, olha esse digital!" Um plano de dentro pra fora do carro que deixa toda a externa "estourada" (não vemos quase nada do exterior). E como o filme é feito apenas em dois planos, isso se mantém em quase todo o filme: quando está claro, há muita luz, quando está escuro, há pouca luz. E por mais que algumas vezes a história possa desviar nossa atenção e nosso olhar, esse "defeito" na fotografia já deixa o espectador incomodado.
Quanto ao fato de usar apenas dois planos, achei interessante e não foi isso que ficou cansativo, mas o fato de depois de cinco minutos de filme você poder fechar os olhos e saber exatamente o que aconteceria, para quem entende iraniano então deve ser muito mais fácil. A imagem era o que menos importava pois todo o conteúdo interessante estava nos diálogos.
Um amigo meu argumentou que era o primeiro filme em que ele via essa sociedade mais conservadora tratando de assuntos como sexo, família, violência, prostituição... concordo, mas ele não pdoeria ter dado mais atenção também a imagem?
Os atores são bons, os diálogos são bons, mas parece-me que são articulados de forma errada, tornam-se repetitivos e agressivos (sai do filme com dor de cabeça depois dos gritos do menino que anda no carro e discute com a mãe).
Caso você esteja querendo assistir a uma coisa totalmente inovadora e contestadora, diferente de tudo que fazem no cinema atual, é uma boa dica, mas eu achei que faltou atenção a imagem, ainda que a idéia seja muito interessante.

Quem quiser assistir, aqui está o link para download em torrent:
http://torrentdownloads.net/torrent/1237874/Abbas+Kiarostami+-+Ten+%282002%29

Comentem por favor.

0 comentários:

 
Copyright 2009 Audiovisualverde. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator