segunda-feira, 6 de julho de 2009

Meu Pé Esquerdo


Depois de decorar as falas, as músicas, enquadramentos e gastar meu dvd ao ponto dele ficar arranhado e eu ter dificuldades de assistir mais uma vez ao filme Once, resolvi pesquisar o que teria de bom no cinema irlandes.
Para não perder tempo, fui direto ao que seria consderado como o melhor de todos os tempos e assisti ao filme Meu Pé Esquerdo (Jim Sheridan) criando grandes expectativas. Primeiro, é claro, deve haver uma preparação, pois não é a toda hora que estamos prontos para acompanhar a história de alguém com paralisia cerebral. Mas, a partir do momento que estamos preparados, o filme se torna uma grande diversão. Cristy, o protagonista, é engraçado, batalhador, orgulhoso, carinhoso, dedicado, inteligente e o melhor de tudo, é bem interpretado pelo ator Daniel-Day Lewis.
Mas talvez a melhor qualidade do filme não seja a boa interpretação dos atores, mas a leveza, pois apesar de a principio o tema parecer completamente pesado (como naqueles filmes em que as pessoas saem cansadas do cinema), nesse filme, tudo é tratado com uma sutileza e com uma naturalidade que faz com que o espectador se pergunte quem realmente possui problemas: se é Cristy ou a vizinha que resolve tratá-lo como um bebê, quando nitidamente ele consegue demonstrar os sentimentos e vontades.
Todas essas qualidades renderam ao filme diversos prêmios em festivais pelo mundo todo, mas na minha humilde opinião, a maior qualidade é ter conseguido colocar o personagem principal como um ser-humano comum e não explorar sua fragilidade para conseguir público através de um apelo emocional clichê.


0 comentários:

 
Copyright 2009 Audiovisualverde. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator